Este Manual do Usuário rompe com os padrões de manuais de sistemas de informação governamentais atualmente existentes. A principal inovação é a articulação entre aspectos técnicos e negociais em um mesmo volume, o que permitirá ao usuário amplo acesso ao ‘como fazer’ e ‘o que significa’. Com isso, pode-se ter acesso a não apenas às funcionalidades mas também aos conceitos, definições, exemplos de aplicação dos objetos cadastrados no SICG. 

O Manual estrutura-se de acordo com a arquitetura de dados do sistema de informações. Opera com módulos orientados ao bem e contempla também as ferramentas de relatórios e visualização dos dados. Para dar conta da miríade de conceitos operados no campo do patrimônio cultural, o Manual oferta hiperlinks onde o usuário poderá acessar informações complementares.

O manual oferece duas formas de visualização. A primeira é em HTML, que pode ser acessado de qualquer tela do SICG. Para tal, basta clicar no ícone de ajuda, ao clicar o sistema abrirá uma tela do navegador referente à tela na qual o usuário está necessitando de ajuda. A outra forma está em formato.pdf. Este último pode ser impresso a qualquer momento pelo usuário. Apesar de ter duas formas, o conteúdo do manual, seja em HTML ou .pdf, é o mesmo, deixando a cargo do usuário a melhor forma de interação e visualização do manual.

Há ainda campos explicativos intitulados “NOTAS” onde se pode verificar especificidades dos conceitos adotados ou apenas lembretes das possiblidades de cruzamento de dados e relações de pertencimento entre bens e contextos.

Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Effortlessly Create Encrypted, Password-Protected PDFs