Bonfim Paulista I, localizado(a) no estado de São Paulo, cidade(s) de Ribeirão Preto, é um Bem Arqueológico, do tipo Sítio.
Consiste em um sítio arqueológico lítico, inserido na média/baixa vertente da colina, onde muitos materiais encontram-se distribuídos nas diferentes cotas topográficas, com alguns pontos de maior concentração e outros pontos de menor concentração
constatou-se a formação de uma camada composta por solo arenoso de coloração marrom, predominantemente de granulometria média, com compacidade alta, umidade baixa, homogêneo, com baixo percentual de radículas nos primeiros níveis.
Acervo: Museu Municipal Elizabeth Aytai
Encontra-se severamente impactado por atividades antrópicas recentes, em estágio de conservação baixo (25%), considerando os fatores que agem sobre ele, a saber: perda de sedimento constante (erosão), fragmentação e desarticulação (resultante das atividades de arado e plantio). Deve-se considerar que, ainda que, em processo de degradação avançado, os fragmentos líticos evidenciados em superfície podem gerar muita informação sobre a população local.
Diante do que foi observado in situ durante as atividades de avaliação de impacto entende-se que este sítio apresenta atualmente um contexto de deposição em superfície. No entanto, é possível supor que o material originalmente estava enterrado e foi evidenciado pela atividade agrícola e processos de erosão e lixiviação.
Esta suposição é reforçada pelo desnível existente no terreno do empreendimento onde há os acessos com a formação de barrancos, além das evidências arqueológicas nos locais onde há as cascalheiras em que o material rochoso foi arrastado e concentrado em alguns pontos do terreno.
Ademais, além da dispersão do material pelas práticas agrícolas o transporte hidrogravitacional também contribui para o deslocamento do material das porções mais altas do terreno para a base da vertente.