Capítulo 7. Mapi

Índice

Cadastro
Bem imaterial
Ação
Instituição
Resultados e análises
Pesquisa bem imaterial
Relatórios

Esse módulo irá apresentar os cadastros, relatórios e visualizadores do bem imaterial, ação e instituição.

Cadastro

Bem imaterial

Esse módulo irá apresentar o cadastro do bem imaterial, esse cadastro contempla a delimitação, documentos e multimídia associados e associação entre ações a um bem imaterial.

Para cadastrar um bem imaterial é necessário clicar em Bem imaterial, no módulo de cadastro, e logo em seguida clicar em Bem. Como na imagem abaixo:

Surgirá a seguinte tela:

Tabela 7.1.

Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
NomeTextoDescreve nome do bem definido pelo processo de identificação e/ou de registro. Não
CategoriaSeleção únicaIndica a categoria definida para o bem, de acordo com as categorias definidas pela política de patrimônio cultural e imaterial.Não
Descrição TextoCampo descreve principais características, definições e populações envolvidas. Resumo de características do bem.Não
AbrangênciaSeleção únicaDescrição da abrangência do bem imaterial nas regiões territoriais.Não
UfSeleção únicaSigla do Estado Não
MunicípioSeleção únicaNome completo da instância (Município) Não


Para cadastrar um novo bem cultural clique no botão e uma tela de cadastro será apresentada, como ilustrado abaixo:

Tabela 7.2.

Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
RegistradoSeleção únicaIndica que o bem cultural de natureza imaterial foi reconhecido/registrado como patrimônio cultural brasileiro.Não
IdentificadoSeleção únicaIndica que o bem passou pelo processo de identificação (e que não foi, necessariamente, registrado).Não
NomeTextoDescreve nome do bem definido pelo processo de identificação e/ou de registro. Sim
AbrangênciaSeleção únicaDescrição da abrangência do bem imaterial nas regiões territoriais.Sim
CategoriaSeleção únicaIndica a categoria definida para o bem, de acordo com as categorias definidas pela política de patrimônio cultural e imaterial.Sim
Descrição TextoCampo descreve principais características, definições e populações envolvidas. Resumo de características do bem.Sim
Localização específicaTextoDescreve o contexto territorial do bem cultural, indicando com precisão o território específico de localização do bem. Esse campo permite uma definição mais precisa e complementar às outras indicações geográficas.Sim
UfSeleção únicaSigla do Estado Não
MunicípioSeleção únicaNome completo da instância (Município) Não
LatitudeTextoPonto que localiza geograficamente um bem imaterialSim
LongitudeTextoPonto que localiza geograficamente um bem imaterialSim


Passos para cadastrar uma nova instituição:

  1. Informe se o bem é Registrado e/ou Identificado. É obrigatório marcar ao menos uma das opções.

  2. Seguindo o cadastro, tem-se os campos de preenchimento obrigatório Nome, Categoria, Descrição e Abrangência.

  3. No campo Vincular ações, inclua a(s) ação(es) que tem relação com o bem em questão, informando o nome da ação e clicando no botão .

  4. No campo Localização específica deve-se informar a localização específica do bem. Este campo é de preenchimento obrigatório.

  5. Os campos Latitude e Longitude, que representam as coordenadas, podem ser preenchidos manualmente ou de forma automática. Veja:

    Após selecionar o UF e o município será dado um zoom na área. A área colorida representa o município selecionado. Para capturar as coordenadas você deverá ir até o mapa e clicar no e em seguida clicar sobre a área desejada.

  6. Após ter capturado as coordenadas elas serão automaticamente transferidas para os campos latitude e longitude.

  7. Após informar as coordenadas de localização do bem, selecione a UF e Município onde o bem está localizado, clique no botão . Ao clicar neste botão, o município e UF adicionados serão exibidos em uma listagem.

  8. Após ter preenchido devidamente todos os campo clique em .

Vincular ações

  1. Para vincular ações a uma instituição, você deve clicar em Vincular ações no menu lateral. Será exibida esta tela:

Vincular ações
  1. Para vincular uma ou mais ações à instituição, primeiramente deverá ser feita a pesquisa, onde a partir dela poderá ser feita a seleção das ações que se deseja vincular.

  2. Para a pesquisa há os campos Nome, Tipo, Instrumento, Descrição, UF e Município.

    Preencha um ou mais campos e clique em "Pesquisar". O resultado será exibido de acordo com os dados informados.

  3. Selecione uma ou mais ações resultantes da pesquisa e clique em .

  4. Após incluídas as ações serão exibidas em uma listagem.

    Tabela 7.3.

    Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
    NomeTextoNome único do processo envolvido na açãoNão
    TipoSeleção únicaIndica o nome específico de uma atividade ligada a uma açãoNão
    InstrumentoSeleção únicaDescrição do instrumento relacionado com a açãoNão
    DescriçãoTextoDescreve características, histórico e principais informações da açãoNão
    UFSeleção únicaSigla do Estado Não
    MunicípioSeleção únicaNome completo da instânciaNão


Desvincular ação
  1. Caso já haja alguma ação vinculada à instituição e você queira desvinculá-la, clique em na linha correspondente à multimídia que se deseja desvincular. E será exibido um po-up confirmando a desvinculação:

Nova ação
  1. Na tela principal de vínculo de ação à instituição, acione o botão "Nova Ação". Você será encaminhado para a tela de cadastro de ação.

    *Para mais informações consulte "Incluir ação"

Multimídia

  1. Para vincular multimídias a um bem imaterial, você deve clicar em Multimídias no menu lateral. Será exibida esta tela:

Vincular Multimídia
  1. Para vincular uma ou mais multimídias ao bem, primeiramente deverá ser feita a pesquisa, onde a partir dela poderá ser feita a seleção das multimídias que se deseja vincular.

  2. Para a pesquisa há os campos Nome do autor, Palavra-chave, Termo de cessão e Tipo. Sendo que o campo Nome do autor, Palavra-chave e Termo de cessão devem conter no mínimo 3 caracteres.

    Preencha um ou mais campos e clique em "Pesquisar". O resultado será exibido de acordo com os dados informados:

  3. É possível realizar o download de multimídias do tipo áudio e vídeo.

    No resultado da pesquisa, clique em para fazer o download de áudio ou em para fazer o download de vídeo.

    Se o arquivo for imagem, ela poderá ser visualizada, basta clicar sobre ela.

  4. Selecione uma ou mais multimídias e clique em "Incluir".

  5. Selecione uma ou mais multimídias resultantes da pesquisa e clique em .

    Observação : Para arquivos de imagem vinculados há a opção de tornar esta a imagem principal do bem:

  6. Após vinculada, uma multimídia do tipo imagem pode ser marcada como "Imagem principal" do bem.

Desvincular Multimídia
  1. Caso já haja alguma multimídia vinculada ao bem e você queira desvinculá-la, clique em na linha correspondente à multimídia que se deseja desvincular. E será exibido um po-up confirmando a desvinculação:

Nova multimídia
  1. Na tela principal de vínculo de multimídia ao bem, acione o botão "Nova Multimídia". Será exibido um pop-up com os campos para inclusão:

  2. Abaixo estão relacionados os campos disponíveis:

    Tabela 7.4. Tabela de campos Nova multimídia - Incluir

    Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
    TipoSeleção únicaTipo da multimídia (Áudio, Vídeo ou Imagem)Sim
    LegendaTextoLegenda da multimídia que aparecerá junto com a imagemSim
    Nome do autorTextoInformação com o nome do autorNão
    Termo de cessãoSeleção únicaIndica se a multimídia foi criada com um termo de cessão pelo autor da multimídiaNão
    AcervoTextoIndica qual acervo ou coleção a multimídia faz parteNão
    DiaSeleção únicaDia de criação do arquivo multimídiaNão
    MêsSeleção únicaMês de criação do arquivo multimídiaNão
    AnoInteiroAno de criação do arquivo multimídiaNão
    TextoTextoTexto da palavra-chave relacionada à multimídiaSim

  3. Você deverá preencher os campos Legenda, Nome do autor, Acervo, Dia, Mês, Ano.

    Deverá indicar se há Termo de cessão e indicar o Tipo do arquivo que será feito o upload.

  4. Faça o upload do arquivo. É importante lembrar que só serão aceitos arquivos dos seguintes tipos:

    Tabela 7.5. Tipo de arquivos aceitos

    Áudio MP3, WMA, AAC, OGG, AC3, WAV
    Vídeo MPEG4, AVI, MPG, FLV, WMV, MOV, MPEG, RMVB,MKV
    Imagem BMP, GIF, JPEG, PNG, JPG, JPE, JFIF, TIFF, TIF, DIB

  5. É obrigatório incluir ao menos uma Palavra-chave para a multimídia que está sendo cadastrada. Para tanto, preencha o campo Texto e clique no botão "Adicionar"

  6. Clique em "Enviar" para armazenar as informações ou em "Voltar" para retornar à tela anterior.

Documentos

  1. Quando você quiser vincular um ou mais Documentos a um bem imaterial, você deve clicar em Documentos no menu lateral. E você será encaminhado a uma tela como esta:

Pesquisar documento
  1. Para fazer a pesquisa de um documento , você deverá selecionar o tipo de documento que você deseja pesquisar. Os campos para pesquisa são os destacados:

  2. Pelo menos um dos campos deve ser preenchido para a pesquisa. Sendo que os campos Título, Autoria, Assunto se preenchidos deverão conter pelo menos três caracteres. O campo Ano se preenchido deve conter quatro números.

  3. Após preenchidos devidamente os campos, clique no botão "Pesquisar".

  4. O sistema retornará o(s) resultado(s) de acordo com os dados que você forneceu para a pesquisa:

Detalhar documento
  1. Para detalhar determinado documento resultante da pesquisa feita, você deverá clicar sobre o resultado da pesquisa e logo em seguida no ícone .

  2. Será exibido um pop-up com as informações do respectivo documento selecionado.

Selecionar Documento
  1. Para vincular determinado Documento resultante da pesquisa feita, primeiramente você deverá selecionar o Documento que deseja vincular.

  2. Para isto clique sobre o resultado da pesquisa e logo em seguida em para transferir para a lista de selecionados apenas o que foi selecionado.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------

  3. Você tem a opção de clicar em para transferir todo o resultado da pesquisa para a lista de selecionados.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------

    Observação : Caso queira retirar apenas um documento da lista de selecionados, clique sobre o documento e logo em seguida em .

    ------------------------------------------------------------------------------------------------

    Observação : Caso queira retirar todos os documentos da lista de selecionados, clique em .

Vincular documento
  1. Para vincular determinado Documento resultante da pesquisa feita, primeiramente você deverá selecionar o documento que deseja vincular.

  2. Preencha o campo Nota, caso queira inserir alguma anotação para o respectivo documento.

  3. Clique no botão "Incluir". O documento será vinculado ao bem e será inserido em uma listagem.

    Importante: Quando houver vários Documentos na lista de Documentos selecionados, a Nota inserida fará parte de todos os documentos que foram selecionados.

Desvincular documento
  1. Caso queira desvincular determinado documento do bem, você deverá clicar em na linha correspondente ao documento que deseja desvincular. Será exibido um pop-up confirmando a desvinculação:

Detalhar documento
  1. Caso você queira detalhar o detalhamento de um documento que esteja na listagem de documentos vinculado ao bem, você deverá clicar em na linha correspondente ao documento que deseja visualizar. Será exibido um pop-up com os dados do documento vinculado.

Alterar documento gráfico
  1. Caso queira alterar determinado documento vinculado ao bem, você deverá clicar em na linha correspondente ao documento que deseja alterar. E será exibido pop-up com os campos já preenchidos com os dados do documento vinculado.

  2. Abaixo estão relacionados os campos disponíveis:

    Tabela 7.6. Tabela de campos Documento Gráfico - Alterar

    Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
    TipoSeleção únicaTipo de material gráfico (quadros, gravuras, fotografias, etc.)Sim
    TítuloTextoTítulo do elemento referidoSim
    Localização TextoLocal de publicaçãoNão
    ResponsabilidadeTextoPessoa de guarda ou autoriaNão
    EdiçãoTextoInformação sobre editoria do material gráfico referenciadoNão
    PublicaçãoTextoInforma os dados da publicação que contém o elemento referidoNão
    SérieTextoSérie de publicação do elemento referenciado (gravuras do nordeste, cartazes da semana de arte moderna, etc)Não
    Descrição físicaTextoDescrição das propriedades físicas do material gráfico referenciado (óleo sobre tela, pôster em couche 200mg/m2)Não
    AssuntoTextoDescrição do assunto abordado no elemento referidoSim

  3. Após alterar devidamente os campos, clique em "Enviar" .

Alterar documento legislação
  1. Caso queira alterar determinado documento vinculado ao bem, você deverá clicar em na linha correspondente ao documento que deseja alterar. E será exibido pop-up com os campos já preenchidos com os dados do documento vinculado.

  2. Abaixo estão relacionados os campos disponíveis:

    Tabela 7.7. Tabela de campos Documento Legislação - Alterar

    Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
    TipoSeleção únicaTipo de legislação (lei, decreto, portarias, instruções normativas, etc)Sim
    TítuloTextoTítulo do elemento referidoSim
    Numeração InteiroNumeração oficialSim
    Data de publicaçãoDataData de publicação do material referidoSim
    Competência legislativaTextoCompetência legislativa do material referenciadoNão
    Dados publicaçãoTextoInforma os dados da publicação que contém o elemento referidoNão

  3. Após alterar devidamente os campos, clique em "Enviar" .

Alterar documento cartográfico
  1. Caso queira alterar determinado documento vinculado ao bem, você deverá clicar em na linha correspondente ao documento que deseja alterar. E será exibido pop-up com os campos já preenchidos com os dados do documento vinculado.

  2. Abaixo estão relacionados os campos disponíveis:

    Tabela 7.8. Tabela de campos Documento Cartográfico - Alterar

    Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
    TipoTipoTipo do documento cartográficoSim
    TítuloTextoTítulo do elemento referidoSim
    Escala InteiroEscala utilizada no elemento referenciadoNão
    FormatoDataFormato utilizado no elemento referenciadoSim
    LocalizaçãoTextoLocalização do material publicadoSim
    DisponibilidadeTextoIndica disponibilidade do documento ou arquivo para acesso de pesquisas ou carga via internetNão
    DataTextoData de publicaçãoSim
    Descrição físicaTextoDescrição das propriedades físicas do material cartográfico referenciado (óleo sobre tela, pôster em couche 200mg/m2)Sim
    AssuntoTextoDescrição do assunto abordado no elemento referidoNão
    AutoriaTextoInformações sobre os autores do elemento referenciadoNão

  3. Após alterar devidamente os campos, clique em "Enviar" .

Alterar documento monográfico / multimeio
  1. Caso queira alterar determinado documento vinculado ao bem, você deverá clicar em na linha correspondente ao documento que deseja alterar. E será exibido pop-up com os campos já preenchidos com os dados do documento vinculado.

  2. Abaixo estão relacionados os campos disponíveis:

    Tabela 7.9. Tabela de campos Documento Monográfico/multimeio - Alterar

    Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
    TipoTextoTipo de documento monográfico / multimeioSim
    TítuloTextoTítulo do elemento referidoSim
    Local TextoLocalização do material publicadoNão
    AnoInteiroAno de publicação do materialSim
    Descrição físicaTextoDescrição das propriedades físicas do material referenciado (óleo sobre tela, pôster em couche 200mg/m2)Sim
    AssuntoTextoDescrição do assunto abordado no elemento referidoNão
    IdiomaTextoIdioma utilizado no elemento referidoSim
    SérieTextoSérie de publicação do elemento referenciado (gravuras do nordeste, cartazes da semana de arte moderna, etc)Não
    ISBNInteiroNúmero padrão internacional de livroSim
    ISSNInteiroNúmero internacional normalizado para publicações seriadasNão
    AutoriaTextoInformações sobre os autores do elemento referenciadoNão

  3. Após alterar devidamente os campos, clique em "Enviar" .

Novo documento gráfico
  1. Para cadastrar um novo documento, clique no botão "Novo documento".

  2. No pop-up exibido, você deverá escolher o tipo de documento que deseja cadastrar, selecionando "Documento gráfico".

  3. Abaixo estão relacionados os campos disponíveis:

    Tabela 7.10. Tabela de campos Documento Gráfico - Incluir

    Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
    TipoSeleção únicaTipo de material gráfico (quadros, gravuras, fotografias, etc.)Sim
    TítuloTextoTítulo do elemento referidoSim
    Localização TextoLocal de publicaçãoNão
    ResponsabilidadeTextoPessoa de guarda ou autoriaNão
    EdiçãoTextoInformação sobre editoria do material gráfico referenciadoNão
    PublicaçãoTextoInforma os dados da publicação que contém o elemento referidoNão
    SérieTextoSérie de publicação do elemento referenciado (gravuras do nordeste, cartazes da semana de arte moderna, etc)Não
    Descrição físicaTextoDescrição das propriedades físicas do material gráfico referenciado (óleo sobre tela, pôster em couche 200mg/m2)Não
    AssuntoTextoDescrição do assunto abordado no elemento referidoSim

  4. Preencha os campos devidamente, respeitando a obrigatoriedade.

  5. Após preencher os campos, faça o upload do arquivo. Só serão aceitos arquivos dos seguintes tipos: .docx, .pdf, .xls e .png.

  6. Clique em "Enviar" para armazenar as informações ou em "Voltar" para retornar à tela anterior.

Novo documento legislação
  1. Para cadastrar um novo documento, clique no botão "Novo documento".

  2. No pop-up exibido, você deverá escolher o tipo de documento que deseja cadastrar, selecionando "Legislação".

  3. Abaixo estão relacionados os campos disponíveis:

    Tabela 7.11. Tabela de campos Documento Legislação - Incluir

    Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
    TipoSeleção únicaTipo de legislação (lei, decreto, portarias, instruções normativas, etc)Sim
    TítuloTextoTítulo do elemento referidoSim
    Numeração InteiroNumeração oficialSim
    Data de publicaçãoDataData de publicação do material referidoSim
    Competência legislativaTextoCompetência legislativa do material referenciadoNão
    Dados publicaçãoTextoInforma os dados da publicação que contém o elemento referidoNão

  4. Preencha os campos devidamente, respeitando a obrigatoriedade.

  5. Após preencher os campos, faça o upload do arquivo. Só serão aceitos arquivos dos seguintes tipos: .docx, .pdf, .xls e .png.

  6. Clique em "Enviar" para armazenar as informações ou em "Voltar" para retornar à tela anterior.

Novo documento cartográfico
  1. Para cadastrar um novo documento, clique no botão "Novo documento".

  2. No pop-up exibido, você deverá escolher o tipo de documento que deseja cadastrar, selecionando "Documento cartográfico".

  3. Abaixo estão relacionados os campos disponíveis:

    Tabela 7.12. Tabela de campos Documento Cartográfico - Incluir

    Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
    TipoTipoTipo do documento cartográficoSim
    TítuloTextoTítulo do elemento referidoSim
    Escala InteiroEscala utilizada no elemento referenciadoNão
    FormatoDataFormato utilizado no elemento referenciadoSim
    LocalizaçãoTextoLocalização do material publicadoSim
    DisponibilidadeTextoIndica disponibilidade do documento ou arquivo para acesso de pesquisas ou carga via internetNão
    DataTextoData de publicaçãoSim
    Descrição físicaTextoDescrição das propriedades físicas do material cartográfico referenciado (óleo sobre tela, pôster em couche 200mg/m2)Sim
    AssuntoTextoDescrição do assunto abordado no elemento referidoNão
    AutoriaTextoInformações sobre os autores do elemento referenciadoNão

  4. Preencha os campos devidamente, respeitando a obrigatoriedade.

  5. Após preencher os campos, faça o upload do arquivo. Só serão aceitos arquivos dos seguintes tipos: .docx, .pdf, .xls e .png.

  6. Clique em "Enviar" para armazenar as informações ou em "Voltar" para retornar à tela anterior.

Novo documento monográfico / multimeio
  1. Para cadastrar um novo documento, clique no botão "Novo documento".

  2. No pop-up exibido, você deverá escolher o tipo de documento que deseja cadastrar, selecionando "Documento monográfico/Multimeio".

  3. Abaixo estão relacionados os campos disponíveis:

    Tabela 7.13. Tabela de campos Documento Monográfico/multimeio - Incluir

    Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
    TipoTextoTipo de documento monográfico / multimeioSim
    TítuloTextoTítulo do elemento referidoSim
    Local TextoLocalização do material publicadoNão
    AnoInteiroAno de publicação do materialSim
    Descrição físicaTextoDescrição das propriedades físicas do material referenciado (óleo sobre tela, pôster em couche 200mg/m2)Sim
    AssuntoTextoDescrição do assunto abordado no elemento referidoNão
    IdiomaTextoIdioma utilizado no elemento referidoSim
    SérieTextoSérie de publicação do elemento referenciado (gravuras do nordeste, cartazes da semana de arte moderna, etc)Não
    ISBNInteiroNúmero padrão internacional de livroSim
    ISSNInteiroNúmero internacional normalizado para publicações seriadasNão
    AutoriaTextoInformações sobre os autores do elemento referenciadoNão

  4. Preencha os campos devidamente, respeitando a obrigatoriedade.

  5. Após preencher os campos, faça o upload do arquivo. Só serão aceitos arquivos dos seguintes tipos: .docx, .pdf, .xls e .png.

  6. Clique em "Enviar" para armazenar as informações ou em "Voltar" para retornar à tela anterior.

Palavras-chave/Links

Para cadastrar as palavras-chave clique em Palavras-chave que está localizado no menu lateral e surgirá esta tela:

Tabela 7.14. Tabela de campos Palavra-chave/links - Incluir

Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
LinksTextoIndicação de sítios eletrônicos relacionados ao bem imaterialNão
Palavras-chaveTextoPalavras-chave que permitem a busca de um bem imaterialNão


  1. Para inserir os links preencha o campo Links com no mínimo 3 caracteres e logo em seguida clique no botão "Incluir".

    Caso queira excluir um link que foi incluído clique em ao lado do link que se deseja excluir.

  2. Para inserir as palavras-chave preencha o campo Palavras-chave com no mínimo 3 caracteres e logo em seguida clique em "Incluir".

    Caso queira excluir uma palavra-chave que tenha sido incluída clique em ao lado da palavra-chave que se deseja excluir.

  3. Para armazenar os dados inseridos, clique em "Salvar" após ter preenchido devidamente os campos.

Ação

Esse módulo irá apresentar o cadastro da ação, esse cadastro contempla a delimitação, documentos e multimídia associados à uma ação.

Para cadastrar uma Ação é necessário clicar em Bem Imaterial, no módulo de cadastro, e logo em seguida clicar em Ações. Como na imagem abaixo:

Surgirá a seguinte tela:

Tabela 7.15. Tabela de campos bem imaterial ação - pesquisar

Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
NomeTextoNome único do processo envolvido na ação.Não
DescriçãoTextoDescreve características, histórico e principais informações da ação.Não
TipoSeleção únicaIndica o nome específico de uma atividade ligada a uma ação.Não
InstrumentoSeleção únicaDescrição do instrumento relacionado com a ação.Não
UfSeleção únicaSigla do Estado Não
MunicípioSeleção únicaNome completo da instância (Município) Não


Clique no botão e surgirá a tela de cadastro de ação:

Tabela 7.16. Tabela de campos bem imaterial ação - incluir

Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
NomeTextoNome único do processo envolvido na ação.Sim
TipoSeleção únicaIndica o nome específico de uma atividade ligada a uma ação.Sim
InstrumentoSeleção únicaDescrição do instrumento relacionado com a ação.Sim
SituaçãoSeleção únicaDescrição da situação da ação.Sim
DescriçãoTextoDescreve características, histórico e principais informações da ação.Sim
InicioInteiroIndica a data inicial da ação.Não
ConclusãoInteiroIndica o dia da conclusão da ação.Não
TipoSeleção únicaDescrição do nome da atividade na ação.Não
NomeTextoNome único do processo envolvido na ação.Não
Localização específicaTextoDescreve o contexto territorial da ação, indicando com precisão o território específico de realização da ação. Esse campo permite uma definição mais precisa e complementar às outras indicações geográficas.Sim
UfSeleção únicaSigla do Estado Não
MunicípioSeleção únicaNome completo da instância (Município) Não
LatitudeTextoPonto que localiza geograficamente um açãoSim
LongitudeTextoPonto que localiza geograficamente um açãoSim


Passos para cadastrar uma nova ação:

  1. É obrigatório o preenchimento do campo Nome.

  2. Selecione o Tipo de ação (Reconhecimento, Identificação, Apoio e Fomento).

  3. É obrigatório preencher o campo Instrumento (Ação de Salvaguarda, Ação Emergencial, Estudos, INDL, INRC, Mapeamento documental, Plano de Salvaguarda, Registro, Revalidação)

  4. É obrigatório o preenchimento do campo Situação.

    Observação : O campo Situação só estará habilitado para seleção após o Tipo de ação ter sido selecionado.

  5. Descreva a ação no campo Descrição (obrigatório).

  6. Com relação ao Período de realização da ação informe a data de início e a data de conclusão do levantamento, preenchendo os campos Início e Conclusão.

  7. Preencha o Tipo e o Nome da atividade que a ação exerce.

    Após preencher os dados relacionados à atividade, clique em :

    Observação : Caso queira excluir alguma atividade que tenha sido incluída, clique em que se localiza ao lado da ação que se deseja excluir.

  8. Fases

    • Quando o Tipo de ação for Identificação serão habilitados os seguintes campos:

    Preencha-os.

    • Quando o Tipo de ação for Reconhecimento serão habilitados os seguintes campos:

    Preencha-os.

    • Quando o Tipo de ação for Apoio e Fomento não será habilitado nenhum campo relacionado a fases.

  9. Agora devem ser inseridas as informações com relação a localização da ação (todos os campos de Localização são obrigatórios).

    Selecione o UF e logo em seguida o Município em que se localiza a ação. (* Só é possível selecionar o Município após selecionar o UF.)

    Após selecionar o município ou até mesmo o UF, no mapa será dado um zoom na parte selecionada, facilitando assim a captura das coordenadas.

  10. Os campos Latitude e Longitude, que representam as coordenadas, podem ser preenchidos manualmente ou de forma automática. Veja:

    Após selecionar o UF e o município será dado um zoom na área. A área colorida representa o município selecionado. Para capturar as coordenadas você deverá ir até o mapa e clicar no e em seguida clicar sobre a área desejada.

  11. Após ter capturado as coordenadas elas serão automaticamente transferidas para os campos latitude e longitude.

  12. Após informar as coordenadas de localização do bem, o UF e Município onde o bem está localizado, clique no botão . Ao clicar neste botão, o município e UF adicionados serão exibidos em uma listagem.

  13. Após ter preenchido devidamente todos os campo clique em .

Multimídia

  1. Para vincular multimídias a uma ação, você deve clicar em Multimídia no menu lateral. Será exibida esta tela:

Vincular Multimídia
  1. Para vincular uma ou mais multimídias a ação, primeiramente deverá ser feita a pesquisa, onde a partir dela poderá ser feita a seleção das multimídias que se deseja vincular.

  2. Para a pesquisa há os campos Nome do autor, Palavra-chave, Termo de cessão e Tipo. Sendo que o campo Nome do autor, Palavra-chave e Termo de cessão devem conter no mínimo 3 caracteres.

    Preencha um ou mais campos e clique em "Pesquisar". O resultado será exibido de acordo com os dados informados:

  3. É possível realizar o download de multimídias do tipo áudio e vídeo.

    No resultado da pesquisa, clique em para fazer o download de áudio ou em para fazer o download de vídeo.

    Se o arquivo for imagem, ela poderá ser visualizada, basta clicar sobre ela.

  4. Selecione uma ou mais multimídias e clique em "Incluir".

  5. Selecione uma ou mais multimídias resultantes da pesquisa e clique em .

    Observação : Para arquivos de imagem vinculados há a opção de tornar esta a imagem principal do bem:

  6. Após vinculada, uma multimídia do tipo imagem pode ser marcada como "Imagem principal" do bem.

Desvincular Multimídia
  1. Caso já haja alguma multimídia vinculada à ação e você queira desvinculá-la, clique em na linha correspondente à multimídia que se deseja desvincular. E será exibido um po-up confirmando a desvinculação:

Nova multimídia
  1. Na tela principal de vínculo de multimídia à ação , acione o botão "Nova Multimídia". Será exibido um pop-up com os campos para inclusão:

  2. Abaixo estão relacionados os campos disponíveis:

    Tabela 7.17. Tabela de campos Multimídia - Incluir

    Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
    TipoSeleção únicaTipo da multimídia (Áudio, Vídeo ou Imagem)Sim
    LegendaTextoLegenda da multimídia que aparecerá junto com a imagemSim
    Nome do autorTextoInformação com o nome do autorNão
    Termo de cessãoSeleção únicaIndica se a multimídia foi criada com um termo de cessão pelo autor da multimídiaNão
    AcervoTextoIndica qual acervo ou coleção a multimídia faz parteNão
    DiaSeleção únicaDia de criação do arquivo multimídiaNão
    MêsSeleção únicaMês de criação do arquivo multimídiaNão
    AnoInteiroAno de criação do arquivo multimídiaNão
    TextoTextoTexto da palavra-chave relacionada à multimídiaSim

  3. Faça o upload do arquivo. É importante lembrar que só serão aceitos arquivos dos seguintes tipos:

    Tabela 7.18. Tipo de arquivos aceitos

    Áudio MP3, WMA, AAC, OGG, AC3, WAV
    Vídeo MPEG4, AVI, MPG, FLV, WMV, MOV, MPEG, RMVB,MKV
    Imagem BMP, GIF, JPEG, PNG, JPG, JPE, JFIF, TIFF, TIF, DIB

  4. Você deverá preencher os campos Legenda, Nome do autor, Acervo, Dia, Mês, Ano.

    Deverá indicar se há Termo de cessão e indicar o Tipo do arquivo que será feito o upload.

  5. É obrigatório incluir ao menos uma Palavra-chave para a multimídia que está sendo cadastrada. Para tanto, preencha o campo Texto e clique no botão "Adicionar"

  6. Clique em "Enviar" para armazenar as informações ou em "Voltar" para retornar à tela anterior.

Documentos

  1. Quando você quiser vincular um ou mais Documentos a um bem, você deve clicar em Documentos no menu lateral. E você será encaminhado a uma tela como esta:

Pesquisar documento
  1. Para fazer a pesquisa de um documento , você deverá selecionar o tipo de documento que você deseja pesquisar. Os campos para pesquisa são os destacados:

  2. Pelo menos um dos campos deve ser preenchido para a pesquisa. Sendo que os campos Título, Autoria, Assunto se preenchidos deverão conter pelo menos três caracteres. O campo Ano se preenchido deve conter quatro números.

  3. Após preenchidos devidamente os campos, clique no botão "Pesquisar".

  4. O sistema retornará o(s) resultado(s) de acordo com os dados que você forneceu para a pesquisa:

Detalhar documento
  1. Para detalhar determinado documento resultante da pesquisa feita, você deverá clicar sobre o resultado da pesquisa e logo em seguida no ícone .

  2. Será exibido um pop-up com as informações do respectivo documento selecionado.

Selecionar Documento
  1. Para vincular determinado Documento resultante da pesquisa feita, primeiramente você deverá selecionar o Documento que deseja vincular.

  2. Para isto clique sobre o resultado da pesquisa e logo em seguida em para transferir para a lista de selecionados apenas o que foi selecionado.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------

  3. Você tem a opção de clicar em para transferir todo o resultado da pesquisa para a lista de selecionados.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------

    Observação : Caso queira retirar apenas um documento da lista de selecionados, clique sobre o documento e logo em seguida em .

    ------------------------------------------------------------------------------------------------

    Observação : Caso queira retirar todos os documentos da lista de selecionados, clique em .

Vincular documento
  1. Para vincular determinado Documento resultante da pesquisa feita, primeiramente você deverá selecionar o documento que deseja vincular.

  2. Preencha o campo Nota, caso queira inserir alguma anotação para o respectivo documento.

  3. Clique no botão "Incluir". O documento será vinculado ao bem e será inserido em uma listagem.

    Importante: Quando houver vários Documentos na lista de Documentos selecionados, a Nota inserida fará parte de todos os documentos que foram selecionados.

Desvincular documento
  1. Caso queira desvincular determinado documento do bem, você deverá clicar em na linha correspondente ao documento que deseja desvincular. Será exibido um pop-up confirmando a desvinculação:

Detalhar documento
  1. Caso você queira detalhar o detalhamento de um documento que esteja na listagem de documentos vinculado ao bem, você deverá clicar em na linha correspondente ao documento que deseja visualizar. Será exibido um pop-up com os dados do documento vinculado.

Alterar documento gráfico
  1. Caso queira alterar determinado documento vinculado ao bem, você deverá clicar em na linha correspondente ao documento que deseja alterar. E será exibido pop-up com os campos já preenchidos com os dados do documento vinculado.

  2. Abaixo estão relacionados os campos disponíveis:

    Tabela 7.19. Tabela de campos Documento Gráfico - Alterar

    Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
    TipoSeleção únicaTipo de material gráfico (quadros, gravuras, fotografias, etc.)Sim
    TítuloTextoTítulo do elemento referidoSim
    Localização TextoLocal de publicaçãoNão
    ResponsabilidadeTextoPessoa de guarda ou autoriaNão
    EdiçãoTextoInformação sobre editoria do material gráfico referenciadoNão
    PublicaçãoTextoInforma os dados da publicação que contém o elemento referidoNão
    SérieTextoSérie de publicação do elemento referenciado (gravuras do nordeste, cartazes da semana de arte moderna, etc)Não
    Descrição físicaTextoDescrição das propriedades físicas do material gráfico referenciado (óleo sobre tela, pôster em couche 200mg/m2)Não
    AssuntoTextoDescrição do assunto abordado no elemento referidoSim

  3. Após alterar devidamente os campos, clique em "Enviar" .

Alterar documento legislação
  1. Caso queira alterar determinado documento vinculado ao bem, você deverá clicar em na linha correspondente ao documento que deseja alterar. E será exibido pop-up com os campos já preenchidos com os dados do documento vinculado.

  2. Abaixo estão relacionados os campos disponíveis:

    Tabela 7.20. Tabela de campos Documento Legislação - Alterar

    Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
    TipoSeleção únicaTipo de legislação (lei, decreto, portarias, instruções normativas, etc)Sim
    TítuloTextoTítulo do elemento referidoSim
    Numeração InteiroNumeração oficialSim
    Data de publicaçãoDataData de publicação do material referidoSim
    Competência legislativaTextoCompetência legislativa do material referenciadoNão
    Dados publicaçãoTextoInforma os dados da publicação que contém o elemento referidoNão

  3. Após alterar devidamente os campos, clique em "Enviar" .

Alterar documento cartográfico
  1. Caso queira alterar determinado documento vinculado ao bem, você deverá clicar em na linha correspondente ao documento que deseja alterar. E será exibido pop-up com os campos já preenchidos com os dados do documento vinculado.

  2. Abaixo estão relacionados os campos disponíveis:

    Tabela 7.21. Tabela de campos Documento Cartográfico - Alterar

    Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
    TipoTipoTipo do documento cartográficoSim
    TítuloTextoTítulo do elemento referidoSim
    Escala InteiroEscala utilizada no elemento referenciadoNão
    FormatoDataFormato utilizado no elemento referenciadoSim
    LocalizaçãoTextoLocalização do material publicadoSim
    DisponibilidadeTextoIndica disponibilidade do documento ou arquivo para acesso de pesquisas ou carga via internetNão
    DataTextoData de publicaçãoSim
    Descrição físicaTextoDescrição das propriedades físicas do material cartográfico referenciado (óleo sobre tela, pôster em couche 200mg/m2)Sim
    AssuntoTextoDescrição do assunto abordado no elemento referidoNão
    AutoriaTextoInformações sobre os autores do elemento referenciadoNão

  3. Após alterar devidamente os campos, clique em "Enviar" .

Alterar documento monográfico / multimeio
  1. Caso queira alterar determinado documento vinculado ao bem, você deverá clicar em na linha correspondente ao documento que deseja alterar. E será exibido pop-up com os campos já preenchidos com os dados do documento vinculado.

  2. Abaixo estão relacionados os campos disponíveis:

    Tabela 7.22. Tabela de campos Documento Monográfico/multimeio - Alterar

    Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
    TipoTextoTipo de documento monográfico / multimeioSim
    TítuloTextoTítulo do elemento referidoSim
    Local TextoLocalização do material publicadoNão
    AnoInteiroAno de publicação do materialSim
    Descrição físicaTextoDescrição das propriedades físicas do material referenciado (óleo sobre tela, pôster em couche 200mg/m2)Sim
    AssuntoTextoDescrição do assunto abordado no elemento referidoNão
    IdiomaTextoIdioma utilizado no elemento referidoSim
    SérieTextoSérie de publicação do elemento referenciado (gravuras do nordeste, cartazes da semana de arte moderna, etc)Não
    ISBNInteiroNúmero padrão internacional de livroSim
    ISSNInteiroNúmero internacional normalizado para publicações seriadasNão
    AutoriaTextoInformações sobre os autores do elemento referenciadoNão

  3. Após alterar devidamente os campos, clique em "Enviar" .

Novo documento gráfico
  1. Para cadastrar um novo documento, clique no botão "Novo documento".

  2. No pop-up exibido, você deverá escolher o tipo de documento que deseja cadastrar, selecionando "Documento gráfico".

  3. Abaixo estão relacionados os campos disponíveis:

    Tabela 7.23. Tabela de campos Documento Gráfico - Incluir

    Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
    TipoSeleção únicaTipo de material gráfico (quadros, gravuras, fotografias, etc.)Sim
    TítuloTextoTítulo do elemento referidoSim
    Localização TextoLocal de publicaçãoNão
    ResponsabilidadeTextoPessoa de guarda ou autoriaNão
    EdiçãoTextoInformação sobre editoria do material gráfico referenciadoNão
    PublicaçãoTextoInforma os dados da publicação que contém o elemento referidoNão
    SérieTextoSérie de publicação do elemento referenciado (gravuras do nordeste, cartazes da semana de arte moderna, etc)Não
    Descrição físicaTextoDescrição das propriedades físicas do material gráfico referenciado (óleo sobre tela, pôster em couche 200mg/m2)Não
    AssuntoTextoDescrição do assunto abordado no elemento referidoSim

  4. Preencha os campos devidamente, respeitando a obrigatoriedade.

  5. Após preencher os campos, faça o upload do arquivo. Só serão aceitos arquivos dos seguintes tipos: .docx, .pdf, .xls e .png.

  6. Clique em "Enviar" para armazenar as informações ou em "Voltar" para retornar à tela anterior.

Novo documento legislação
  1. Para cadastrar um novo documento, clique no botão "Novo documento".

  2. No pop-up exibido, você deverá escolher o tipo de documento que deseja cadastrar, selecionando "Legislação".

  3. Abaixo estão relacionados os campos disponíveis:

    Tabela 7.24. Tabela de campos Documento Legislação - Incluir

    Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
    TipoSeleção únicaTipo de legislação (lei, decreto, portarias, instruções normativas, etc)Sim
    TítuloTextoTítulo do elemento referidoSim
    Numeração InteiroNumeração oficialSim
    Data de publicaçãoDataData de publicação do material referidoSim
    Competência legislativaTextoCompetência legislativa do material referenciadoNão
    Dados publicaçãoTextoInforma os dados da publicação que contém o elemento referidoNão

  4. Preencha os campos devidamente, respeitando a obrigatoriedade.

  5. Após preencher os campos, faça o upload do arquivo. Só serão aceitos arquivos dos seguintes tipos: .docx, .pdf, .xls e .png.

  6. Clique em "Enviar" para armazenar as informações ou em "Voltar" para retornar à tela anterior.

Novo documento cartográfico
  1. Para cadastrar um novo documento, clique no botão "Novo documento".

  2. No pop-up exibido, você deverá escolher o tipo de documento que deseja cadastrar, selecionando "Documento cartográfico".

  3. Abaixo estão relacionados os campos disponíveis:

    Tabela 7.25. Tabela de campos Documento Cartográfico - Incluir

    Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
    TipoTipoTipo do documento cartográficoSim
    TítuloTextoTítulo do elemento referidoSim
    Escala InteiroEscala utilizada no elemento referenciadoNão
    FormatoDataFormato utilizado no elemento referenciadoSim
    LocalizaçãoTextoLocalização do material publicadoSim
    DisponibilidadeTextoIndica disponibilidade do documento ou arquivo para acesso de pesquisas ou carga via internetNão
    DataTextoData de publicaçãoSim
    Descrição físicaTextoDescrição das propriedades físicas do material cartográfico referenciado (óleo sobre tela, pôster em couche 200mg/m2)Sim
    AssuntoTextoDescrição do assunto abordado no elemento referidoNão
    AutoriaTextoInformações sobre os autores do elemento referenciadoNão

  4. Preencha os campos devidamente, respeitando a obrigatoriedade.

  5. Após preencher os campos, faça o upload do arquivo. Só serão aceitos arquivos dos seguintes tipos: .docx, .pdf, .xls e .png.

  6. Clique em "Enviar" para armazenar as informações ou em "Voltar" para retornar à tela anterior.

Novo documento monográfico / multimeio
  1. Para cadastrar um novo documento, clique no botão "Novo documento".

  2. No pop-up exibido, você deverá escolher o tipo de documento que deseja cadastrar, selecionando "Documento monográfico/Multimeio".

  3. Abaixo estão relacionados os campos disponíveis:

    Tabela 7.26. Tabela de campos Documento Monográfico/multimeio - Incluir

    Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
    TipoTextoTipo de documento monográfico / multimeioSim
    TítuloTextoTítulo do elemento referidoSim
    Local TextoLocalização do material publicadoNão
    AnoInteiroAno de publicação do materialSim
    Descrição físicaTextoDescrição das propriedades físicas do material referenciado (óleo sobre tela, pôster em couche 200mg/m2)Sim
    AssuntoTextoDescrição do assunto abordado no elemento referidoNão
    IdiomaTextoIdioma utilizado no elemento referidoSim
    SérieTextoSérie de publicação do elemento referenciado (gravuras do nordeste, cartazes da semana de arte moderna, etc)Não
    ISBNInteiroNúmero padrão internacional de livroSim
    ISSNInteiroNúmero internacional normalizado para publicações seriadasNão
    AutoriaTextoInformações sobre os autores do elemento referenciadoNão

  4. Preencha os campos devidamente, respeitando a obrigatoriedade.

  5. Após preencher os campos, faça o upload do arquivo. Só serão aceitos arquivos dos seguintes tipos: .docx, .pdf, .xls e .png.

  6. Clique em "Enviar" para armazenar as informações ou em "Voltar" para retornar à tela anterior.

Palavras-chave/Links

Para cadastrar as palavras-chave clique em Palavras-chave que está localizado no menu lateral e surgirá esta tela:

Tabela 7.27. Tabela de campos Palavra-chave/links - Incluir

Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
LinksTextoIndicação de sítios eletrônicos relacionados a açãoNão
Palavras-chaveTextoPalavras-chave que permitem a busca de uma açãoNão


  1. Para inserir os links preencha o campo Links com no mínimo 3 caracteres e logo em seguida clique no botão "Incluir".

    Caso queira excluir um link que foi incluído clique em ao lado do link que se deseja excluir.

  2. Para inserir as palavras-chave preencha o campo Palavras-chave com no mínimo 3 caracteres e logo em seguida clique em "Incluir".

    Caso queira excluir uma palavra-chave que tenha sido incluída clique em ao lado da palavra-chave que se deseja excluir.

  3. Para armazenar os dados inseridos, clique em "Salvar" após ter preenchido devidamente os campos.

Instituição

Esse módulo irá apresentar o cadastro da instituição, esse cadastro contempla a delimitação, vínculo de contatos e associação de bens imateriais e ações à instituição.

Para cadastrar uma instituição é necessário clicar em Bem Imaterial, no módulo de cadastro, e logo em seguida clicar em Instituições. Como na imagem abaixo:

Surgirá a seguinte tela:

Tabela 7.28. Tabela de campos bem imaterial instituição - pesquisar

Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
NomeTextoIndica nome oficial da instituição e informações equivalentes.Não
TipoSeleção únicaDescrição do tipo de instituição que está vinculada ao bem.Não
Observação TextoCampo permite apontar principais informações, características, históricos e demais informações que permitem conhecimento da instituição.Não
UfSeleção únicaSigla do Estado Não
MunicípioSeleção únicaNome completo da instância (Município) Não


Clique no botão e surgirá a tela de cadastro de instituição:

Tabela 7.29. Tabela de campos bem imaterial instituição - incluir

Nome do campo Tipo Descrição Obrigatório
ReferênciaSeleção únicaIndica que a instituição é uma importante referência para o bem e para futuras ações.Sim
PartícipeSeleção únicaIndica instituições que possuem envolvimento participativo nas ações.Sim
NomeTextoIndica nome oficial da instituição e informações equivalentes.Sim
TipoSeleção únicaDescrição do tipo de instituição que está vinculada ao bem.Sim
ObservaçãoTextoCampo permite apontar principais informações, características, históricos e demais informações que permitem conhecimento da instituição.Não
UfSeleção únicaSigla do Estado Sim
MunicípioSeleção únicaNome completo da instância (Município) Sim
LatitudeTextoPonto que localiza geograficamente um instituiçãoSim
LongitudeTextoPonto que localiza geograficamente um instituiçãoSim
Localização específicaTextoDescreve o contexto territorial da instituição, indicando com precisão o território específico de atuação da instituição. Esse campo permite uma definição mais precisa e complementar às outras indicações geográficas.Sim


Passos para cadastrar uma nova instituição:

  1. Indique se a instituição é Referência ou Partícipe.

  2. É obrigatório o preenchimento do campo Nome e Tipo.

    Em Tipo há as seguintes opções: Associação de Detentores, Instituição Privada sem fins lucrativos (ONG, OSCIP, Associações, Cooperativas), Instituição Privada com fins lucrativos, Fundação Universitária, Instituição religiosa, Instituição Pública Federal, Instituição Pública Estadual, Instituição Pública Municipal, Grupos detentores, Outra.

  3. Caso haja alguma observação/anotação a fazer preencha o campo Observações.

  4. Agora devem ser inseridas as informações com relação a localização da instituição (todos os campos de Localização são obrigatórios).

    Selecione o UF e logo em seguida o Município em que se localiza a instituição. (* Só é possível selecionar o Município após selecionar o UF.)

    Após selecionar o município ou até mesmo o UF, no mapa será dado um zoom na parte selecionada, facilitando assim a captura das coordenadas.

  5. Após ter capturado as coordenadas elas serão automaticamente transferidas para os campos latitude e longitude.

  6. Os campos Latitude e Longitude, que representam as coordenadas, podem ser preenchidos manualmente ou de forma automática. Veja:

    Após selecionar o UF e o município será dado um zoom na área. A área colorida representa o município selecionado. Para capturar as coordenadas você deverá ir até o mapa e clicar no e em seguida clicar sobre a área desejada.

  7. Preencha o campo Localização Específica, que é obrigatório. Neste campo informe a localização específica da instituição (Bairro, aldeia, setor, rua, logradouro, CEP).

  8. Após ter preenchido devidamente todos os campo clique em .

Contatos

  1. Para vincular contatos a uma instituição, você deve clicar em Contatos no menu lateral. Será exibida esta tela:

  2. Primeiramente é obrigatório que seja selecionado um Contato clicando em . Será exibido um pop-up para pesquisa:

  3. Para a pesquisa, pelo menos um dos campos é de preenchimento obrigatório para que seja feita a pesquisa. Sendo que caso o campo Nome seja o filtro para a pesquisa, este deverá ser preenchido com no mínimo 3 caracteres

    Caso o campo CPF/CNPJ seja escolhido como filtro para a pesquisa, este deverá ser preenchido com no mínimo 11 números (para o caso de CPF) e no máximo 14 números (para o caso de CNPJ). Importante ressaltar que você poderá fazer a pesquisa por esse campo sem necessariamente inserir caracteres especiais, como ““,“.”, “/”, já que o sistema desconsidera estes símbolos no momento da pesquisa.

  4. Após devidamente preenchido os campos, clique no botão "Pesquisar" e selecione um dos resultados da pesquisa, clicando em .

  5. É obrigatório informar o tipo do Contato, entre as opções Proprietário (caso o contato seja proprietário do Bem), Responsável (caso o contato seja responsável pelo Bem) ou Usuário/Contato (caso o contato usufrua o bem).

  6. Preencha o campo Nota, neste campo é feita a inclusão de comentários e notas sobre o bem e o contato.

  7. Após preenchidos e selecionados devidamente os campos, clique no botão "Incluir" para vincular o contato selecionado.

  8. Após incluir, o contato será exibido numa listagem de contatos vinculados.

Detalhar contato
  1. Para visualizar os dados de um contato, você deverá clicar no ícone na linha correspondente ao contato que deseja visualizar. Será exibido um pop-up detalhando os dados do contato:

Alterar contato
  1. Para alterar os dados de um contato, você deverá clicar no ícone na linha correspondente ao contato que deseja alterar. Será exibido um pop-up:

  2. Altere os campos que desejar e clique em "Enviar".

    O tipo de contato (Pessoa física e Pessoa jurídica) não poderão ser alterados.

Desvincular contato
  1. Para desvincular um contato, você deverá clicar no ícone na linha correspondente ao contato que se deseja desvincular. Será exibido um pop-up confirmando a desvinculação:

Incluir novo contato
  1. Clicando em será exibido um pop-up para pesquisa e neste pop-up há o botão "Novo Contato":

  2. Surgirá este pop-up para que seja incluído o contato.

  3. Você deverá escolher o tipo de contato que deseja cadastrar, selecionando "Pessoa Física" ou "Pessoa Jurídica".

    Observação: Os campos para o cadastro mudarão de acordo com esta seleção. Preencha-os devidamente, respeitando a obrigatoriedade.

  4. Preencha devidamente os campos e clique em "Enviar" para armazenar as informações ou em "Voltar" para retornar à tela anterior.

Vincular ações

  1. Para vincular ações a uma instituição, você deve clicar em Vincular ações no menu lateral. Será exibida esta tela:

Vincular ações
  1. Para vincular uma ou mais ações à instituição, primeiramente deverá ser feita a pesquisa, onde a partir dela poderá ser feita a seleção das ações que se deseja vincular.

  2. Para a pesquisa há os campos Nome, Tipo, Instrumento, Descrição, UF e Município.

    Preencha um ou mais campos e clique em "Pesquisar". O resultado será exibido de acordo com os dados informados.

  3. Selecione uma ou mais ações resultantes da pesquisa e clique em .

  4. Após incluídas as ações serão exibidas em uma listagem.

Desvincular ação
  1. Caso já haja alguma ação vinculada à instituição e você queira desvinculá-la, clique em na linha correspondente à ação que se deseja desvincular. E será exibido um po-up confirmando a desvinculação:

Nova ação
  1. Na tela principal de vínculo de ação à instituição, acione o botão "Nova Ação". Você será encaminhado para a tela de cadastro de ação.

    *Para mais informações consulte "Incluir ação"

Vincular bem

  1. Para vincular bem imaterial a uma instituição, você deve clicar em Vincular bem no menu lateral. Será exibida esta tela:

Vincular bem
  1. Para vincular um ou mais bens imateriais à instituição, primeiramente deverá ser feita a pesquisa, onde a partir dela poderá ser feita a seleção dos bens que se deseja vincular.

  2. Para a pesquisa há os campos UF, Município, Nome, Categoria, Descrição e Abrangência.

    Preencha um ou mais campos e clique em "Pesquisar". O resultado será exibido de acordo com os dados informados.

  3. Selecione uma ou mais ações resultantes da pesquisa e clique em .

  4. Após incluídas as ações serão exibidas em uma listagem.

Desvincular bem
  1. Caso já haja algum bem imaterial vinculado à instituição e você queira desvinculá-la, clique em na linha correspondente ao bem que se deseja desvincular. E será exibido um po-up confirmando a desvinculação:

Novo bem
  1. Na tela principal de vínculo de bem imaterial à instituição, acione o botão "Novo". Você será encaminhado para a tela de cadastro de bem imaterial.

    *Para mais informações consulte "Incluir bem imaterial"